Em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma jornada para criar consciência sobre a necessidade de contar com sangue seguro, bem como para celebrar aqueles doadores voluntários graças aos quais muitas pessoas podem sobreviver e viver melhor.
Como parte desta comemoração tão importante, o CERTBIO, em parceria com o Hemocentro de Campina Grande, está apoiando e incentivando a doação espontânea de sangue.
No próximo dia 16 de junho, das 8:00 às 17:00, em frente ao Laboratório CERTBIO, Bloco CJ3, Bairro Universitário, Campus I, o Hemocentro estará com uma unidade móvel de coleta de sangue, abrindo espaço para que alunos, técnicos administrativos e docentes da UFCG possam realizar a doação.
Para fazer a doação é necessário:
- Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Pesar mais de 50 Kg;
- Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- Usuários de drogas;
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Comments are closed.