Em Campina Grande, Paraíba, na Universidade Federal de Campina Grande, está localizado o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste – CERTBIO.
O CERTBIO foi criado em 2006, com caráter multiusuário e tem como objetivo de atuar no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, adicionalmente à formação científica de acadêmicos.
É um laboratório multiusuário que conta com uma estrutura de aproximadamente 1.200 m² de área coberta.
O Laboratório CERTBIO possui competência para desenvolver, avaliar e monitorar a qualidade de materiais e/ou produtos, realizar atividades de PD&I de produtos e materiais estratégicos e garantir suporte tecnológico a Industria e aos estabelecimentos de saúde.

Nossa História

O Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste – CERTBIO – tem atuado no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, adicionalmente à formação científica de acadêmicos de graduação e Pós-Graduação, buscando introduzir conhecimentos em gestão da qualidade, desenvolvimento de produtos com tecnologia nacional, baseados na sustentabilidade e de acordo com o avanço tecnológico/inovador, estimulando o empreendedorismo na área de Ciência e Tecnologia e estabelecendo-se como Centro de Referência na Ciência e Engenharia de Biomateriais no país. O sinergismo destas ações contribui e contribuirá, certamente, para a política de saúde pública do país, tornando o acesso cada vez mais ampliado da sociedade através do Sistema Único de Saúde – SUS – e dotando o país com condições científicas e tecnológicas de um competidor global.

 

O LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS DO NORDESTE – CERTBIO no que diz respeito aos ensaios de caracterização e serviços prestados ao Sistema Único de Saúde – SUS e comunidade em geral, já se firmou por desempenhar um importante papel no sistema de saúde em consonância com as ações do Ministério da Saúde no âmbito da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, mais precisamente dentro do campo de atuação do Complexo Industrial da Saúde e nos moldes da estrutura da ANVISA, sendo útil, sejam na área de Produtos para saúde, subáreas de materiais e dispositivos implantáveis e/ou materiais e materiais de apoio médico-hospitalar, como também na área de vigilância pós-comercialização.

 

As ações empreendidas no período de 2009-2022 por parte do Ministério da Saúde/Fundo Nacional de Saúde conferiram ao CERTBIO capacidade e competência suficientes para monitorar a qualidade e o desempenho de tecnologias para a saúde, sendo o CERTBIO um dos laboratórios designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para realização de ensaios e análises laboratoriais de materiais para uso em Saúde.

 

A área de biomateriais agrupa uma série de produtos de complexidade variada relacionados com os diversos setores da saúde. A busca pelo desenvolvimento e avaliação de produtos para uso em saúde tem estabelecido relações de interdisciplinaridade e interconectividade com as engenharias e ciências da saúde, com o objetivo de proporcionar a segurança na utilização dos biomateriais, idealizar modalidades de tratamento e contribuir para o avanço técnico-científico.

Nossa Qualidade

Atender aos requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e assegurar o comprometimento de todo o corpo gerencial do laboratório com as boas práticas profissionais e com qualidade em todas as suas atividades. Entendendo e compreendendo as necessidades de nossos clientes, garantindo a confidencialidade e imparcialidade dos serviços prestados, com foco na satisfação.

 

Oferecer, com excelência, serviços de ensaios especializados, com equipamentos de alta tecnologia que garantam maior precisão nos resultados.

 

Manter o Sistema de Gestão da Qualidade CERTBIO (SGQC) em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e/ou Normas que possuem correspondência para garantir sua eficácia.

 

Garantir que todo o pessoal que está envolvido direta ou indiretamente com as atividades do Laboratório CERTBIO conheçam, compreendam e implementem as Políticas Adotadas e os procedimentos nos seus trabalhos.

 

Atender aos requisitos estabelecidos pela Resolução-RE N°5.214, de 18 de Novembro de 2011, bem como aos seus clientes, sejam eles internos ou externos, e aos órgãos regulamentadores de saúde pública, que venham a utilizar os serviços do laboratório, promovendo a melhoria contínua.

Nossa Organização

Os princípios e diretrizes do SUS, de garantia universal do direito à saúde, consagrados no processo da Reforma Sanitária brasileira e pela Constituição de 1988, devem se expressar na efetiva prática de promoção, proteção e recuperação da saúde. A utilização de biomateriais e o incentivo à pesquisa nesta área devem ser considerados partes desta prática, constituindo-se parte ativa e inseparável das demandas de saúde da sociedade atual.

Nosso Histórico

O CERTBIO, cujas atividades iniciaram-se em 2006, tem alcançado importante marcos, tais como: aquisição de equipamentos, laboratórios e salas adequadas para o desenvolvimento das pesquisas, caracterização de materiais para uso em saúde tanto em benefício da comunidade como direcionado para uso de empresas. É um laboratório criado recentemente e que ao longo de sua curta história, já estabeleceu alguns marcos.

2006

Criação do CERTBIO

2008

MS/UEPB/UFCG-CERTBIO Convênio 2214/2008

2009

Primeiros Equipamentos

2011

PIP Início Acreditação 17025 Laboratório Oficial ANVISA

2012

Inauguração do Laboratório

2012

Ampliação do Laboratório - TC 36/2012 MS

2014

Verticalização das Ações do Laboratório - TC 145/2013 MS

2015

Laboratório Acreditado - INMETRO

2015

TED'S 142 e 146/2015
Início Processo de Extensão Escopo Acreditação MS

2015

Produção de Biomateriais e Prestação de Serviços

2016

Parcerias

2017

BPF

2017

TED 183 e 190/2017

2019

Extensão Escopo de Acreditação
Credenciamento: REBLAS, REBRATS e ALFOB

2020

COVID19 - Produção Máscaras Cirúrgicas/Biofilme, Álcool em Gel 70% e Protetores Faciais
Recomendação MS - Referência Biomateriais

2021

Novas Parcerias com Empresas
Desenvolvimento de Produtos

2022

Parcerias para Desenvolvimento de Projeto de Psilocibina e Cannabis