O CERTBIO /

Conheça tudo sobre o Laboratório

Apresentação

O Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - CERTBIO - tem atuado no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, adicionalmente à formação científica de acadêmicos da graduação e pós-graduação, buscando introduzir conhecimentos em gestão da qualidade, desenvolvimento de produtos e avaliação tecnológica, estimular o empreendedorismo na área de Ciência e Tecnologia e estabelecer-se como Centro de Referência na Ciência e Engenharia de Biomateriais no país. O sinergismo destas ações contribui e contribuirá, certamente, para a política de saúde pública do país, tornando o acesso cada vez mais ampliado da sociedade através do Sistema Único de Saúde - SUS - e dotando o país com condições científicas e tecnológicas de um competidor global.

O LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS DO NORDESTE – CERTBIO no que diz respeito aos ensaios de caracterização e serviços prestados ao Sistema Único de Saúde – SUS e comunidade em geral, já se firmou por desempenhar um importante papel no sistema de saúde em consonância com as ações do Ministério da Saúde no âmbito da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, mais precisamente dentro do campo de atuação do Complexo Industrial da Saúde e nos moldes da estrutura da ANVISA, sendo útil, sejam na área de Produtos para saúde, subáreas de materiais e dispositivos implantáveis e/ou materiais e materiais de apoio médico-hospitalar, como também na área de vigilância pós-comercialização.

As ações empreendidas no período de 2009-2014 por parte do Ministério da Saúde/Fundo Nacional de Saúde conferiram ao CERTBIO capacidade e competência suficientes para monitorar a qualidade e o desempenho de tecnologias para a saúde, sendo o CERTBIO um dos laboratórios designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para realização de ensaios e análises laboratoriais de materiais para uso em Saúde.

A área de biomateriais agrupa uma série de produtos de complexidade variada relacionados com os diversos setores da saúde. A busca pelo desenvolvimento e avaliação de produtos para uso em saúde tem estabelecido relações de interdisciplinaridade e interconectividade com as engenharias e ciências da saúde, com o objetivo de proporcionar a segurança na utilização dos biomateriais, idealizar modalidades de tratamento e contribuir para o avanço técnico-científico.

A Qualidade no Laboratório CERTBIO

Política da Qualidade

Atender aos requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e assegurar o comprometimento de todo o corpo gerencial do laboratório com as boas práticas profissionais e com qualidade em todas as suas atividades. Entendendo e compreendendo as necessidades de nossos clientes, garantindo a confidencialidade e imparcialidade dos serviços prestados, com foco na satisfação.

Oferecer, com excelência, serviços de ensaios especializados, com equipamentos de alta tecnologia que garantam maior precisão nos resultados.

Manter o Sistema de Gestão da Qualidade CERTBIO (SGQC) em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e/ou Normas que possuem correspondência para garantir sua eficácia.

Garantir que todo o pessoal que está envolvido direta ou indiretamente com as atividades do Laboratório CERTBIO conheçam, compreendam e implementem as Políticas Adotadas e os procedimentos nos seus trabalhos.

Atender aos requisitos estabelecidos pela Resolução-RE N°5.214, de 18 de Novembro de 2011, bem como aos seus clientes, sejam eles internos ou externos, e aos órgãos regulamentadores de saúde pública, que venham a utilizar os serviços do laboratório, promovendo a melhoria contínua.

Missão do CERTBIO

Realizar, com excelência técnica, o desenvolvimento e avaliação de materiais e biomateriais, com o objetivo de proporcionar a segurança na utilização de produtos para a saúde, buscando a satisfação e um atendimento imparcial ao usuários.

Visão do CERTBIO

Destacar-se pela qualidade dos serviços prestados sendo reconhecido, técnica e eticamente, como laboratório de referência para o desenvolvimento e avaliação de materiais e biomateriais.

Valores do CERTBIO

  • Apresentar inovação;
  • Comprometimento ético junto aos usuários, colaboradores, fornecedores, comunidade e meio ambiente;
  • Comprometimento com a Excelência;
  • Valorizar o trabalho não só como forma de substância, mas como realização pessoal alinhando os valores do laboratório ao crescimento profissional;
  • Valorizar o trabalho em equipe, estabelecendo sinergia, visando maior resolutividade na execução de suas atividades.

Organização

Os princípios e diretrizes do SUS, de garantia universal do direito à saúde, consagrados no processo da Reforma Sanitária brasileira e pela Constituição de 1988, devem se expressar na efetiva prática de promoção, proteção e recuperação da saúde. A utilização de biomateriais e o incentivo à pesquisa nesta área devem ser considerados partes desta prática, constituindo-se parte ativa e inseparável das demandas de saúde da sociedade atual.

O CERTBIO tem uma estrutura organizacional e gerencial definida de acordo com organograma descrito na Figura 1. Neste organograma pode ser observado o lugar de cada membro na organização principal e a relação entre a gestão da qualidade, operações técnicas e serviços de apoio.

Histórico

O CERTBIO, cujas atividades iniciaram-se em 2006, tem alcançado importante marcos, tais como: aquisição de equipamentos, laboratórios e salas adequadas para o desenvolvimento das pesquisas, caracterização de materiais para uso em saúde tanto em benefício da comunidade como direcionado para uso de empresas. É um laboratório criado recentemente e que ao longo de sua curta história, já estabeleceu alguns marcos.



O CERTBIO atuamente é um laboratório composto por um grupo multidisciplinar, formado por profissionais de diversas áreas de atuação como: Engenharia de Materiais, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Química, Desenho Industrial e Enfermagem.