Publicações

Respirador Facial Vesta desenvolvido pelo Certbio/UFCG e UnB recebem registro da Anvisa

ARTIGO - 24/03/2022 - 17:02

O Respirador Facial Vesta desenvolvido pelo Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) recebeu no último dia 11 de março o seu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O registro nº 8.23324-0 permite que a empresa licenciada da tecnologia possa disponibilizar a máscara para a comunidade em geral.

Em março de 2020, em decorrência da emergência sanitária causada pela pandemia da Covid-19, iniciou-se o projeto de pesquisa denominado Respirador VESTA pelo Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio) da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa com foco na produção de um respirador (máscara) modelo PFF2 buscava utilizar nanotecnologia a base de quitonasa, fabricada nacionalmente, capaz de auxiliar na redução das curvas de contágio da doença respiratória.

Durante os anos de 2020 e 2021 forma realizadas as atividades essenciais para atender aos pré-requisitos éticos e sanitários de uma Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com viés de inovação por parte dos pesquisadores de entidades públicas e do setor privado.

O Certbio/UFCG celebra mais uma conquista inovadora por parte de seus pesquisadores em busca dos constantes avanço tecnológico e contribuição científica para a sociedade civil.



Carlos Leão/asscom Certbio